PDM - ENSINO MÉDIO
O QUE É MIDIAEDUCAÇÃO?
Dentre as várias tendências emergentes está a midiaeducação, com abordagem especialmente focada no caráter comunicativo dos processos educacionais e no papel da mídia como elemento educativo e formador de consciência, cultura e identidade. Com perspectiva eminentemente pragmática, a midiaeducação está atenta ao pressuposto de que a compreensão sobre as questões de comunicação relacionadas ao processo de aprendizagem é a chave para as escolhas sobre as formas adequadas de ensinar em diferentes contextos educativos. Busca, portanto, por instrumentos metodológicos mais capazes de garantir benefícios reais para os envolvidos em ações educativas e processos orientados de aprendizagem. Eduardo Monteiro
Tarefa 1
- Características do seu grupo de referência:
Série:2º EM |
Idade:Média de 17 anos |
Renda média familiar estimada:Média de dois salários mínimos |
Comunidade/bairro de referência: Japeri - RJ |
5 características positivas mais marcantes do grupo: - União do grupo; - Amizade; - Professores legais; - Harmonia; - Disciplina do grupo. |
5 características negativas mais marcantes do grupo: - Alguns alunos são faltosos; - Dificuldades na aprendizagem; - Falta de estrutura em alguns setores da escola; - Evasão; - Falta de professores em algumas disciplinas. |
3 características marcantes da comunidade de referência: - Cidade dormitório; - Poucos lugares para diversão (Alguns exemplos são Campo de Golfe, Cachoeira de Jaceruba e as Festas da Prefeitura). - Carência na infra-estrutura da cidade. |
Escola pública ou particular: Escola Pública |
Nome da escola: CIEP 207 GILSON AMADO |
3 características marcantes da escola: - Prédio amplo com bastante espaço, muitos recursos tecnológicos (datashow, sala de informática, dvd, biblioteca, sala de leitura), entre outros. |
3 características marcantes do trabalho pedagógico da escola: - Projetos interdisciplinares; - Participamos das Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa e Agenda 21 escolar; - Feira Integrada. |
Comportamento Observado | % |
Conversa com os amigos: | 30% pela internet, 70% oralmente através de gíriras |
Conversa com os irmãos: | 10% pela internet e 90% oralmente |
Conversa com os pais: | 100% oralmente de maneira formal |
Nos encontros de família: | 100% oralmente através de conversa informal |
Ao telefone, com os amigos: | 50% Através de gírias e 50% sms |
Na sala de aula: | 100% Conversa informal |
Outros: | --- |
- Observe e liste as gírias mais utilizadas por seus educandos em sua fala cotidiana (inclusive palavrões); ao lado da palavra, especifique seu significado (10 linhas):
Já é! = tudo bem Tá ligado! = ficar atento FBI = fofoqueiro bem informado Tô bolado! - estar chateado Pirigueti - menina disponível galinha - menino que namora todas Na moral - muito bom Da hora - muito legal bando - grupo de alunos mauricinho - menino metido patricinha - menina metida |
- Relate brevemente e faça uma pequena análise do comportamento de seus educandos em sala de aula, no que diz respeito à forma de interagirem por meio da oralidade (10 linhas).
Apesar de ser proibido todos tem celular, mp3, mp4 entre outros e gostam de escutar música o tempo todo.
O vocabulário utilizado entre eles é carregado de gíria, mas por estar em sala o uso de palavrões não é constante.
Quem lê o quê? Definindo o perfil de leitor, apresentado por seus educandos e pelas pessoas ao redor deles.
Desenvolva com seus educandos uma atividade, para obter as seguintes informações:
4. A partir das informações obtidas, responda: você acha que os hábitos de leitura de parentes e amigos influenciam as escolhas e hábitos de leitura de seus educandos? Como?
5. Compare as informações sobre local e posturas físicas dadas pelos educandos, com os locais e posturas físicas privilegiados para a leitura nas atividades escolares. Escreva as suas conclusões.
A maioria dos alunos faz suas leituras em casa e sentados. No ambiente escolar esta realidade não é muito diferente. O que podemos destacar como importante é que para melhor compreensão do que se está lendo o ambiente seja de acordo. Levar o hábito de leitura para meus alunos é uma missão que carrego a alguns anos.
Desenvolva com seus educandos uma atividade, para obter as seguintes informações:
1. Qual o tipo de leitura favorita? |
Dos educandos: A maioria prefere ler romance e suspense, mas outros gêneros foram citados, entre eles, jornal, gibi, revista, a Bíblia Sagrada, Mangá, scraps, livros relacionados a fatos reais, auto-ajuda, revistas sobre famosos e drama. |
De seus pais: Com relação aos pais citaram a Bíblia Sagrada, romance e terror. |
De seus irmãos:O mesmo do primeiro item. |
De seus amigos mais próximos: Jornal, revistas e gibi. |
2. Quais os locais que escolhem para essas leituras? |
Dos educandos:60% gosta de ler em casa, 30% na escola, 08% na internet e 02% disseram que não gostam de ler. |
De seus pais:60 % leem na igreja e 40% em casa. |
De seus irmãos:50% Leem em casa e 40% na escola e 10% na internet. |
De seus amigos mais próximos: 60% leem na escola, 30 % leem em casa e 20% na internet. |
3. Que posições assumem com o corpo quando estão lendo? |
Dos educandos: 70% sentados e 30% deitados. |
De seus pais: 70% sentados e 30% deitados. |
De seus irmãos: 70% sentados e 30% deitados. |
De seus amigos mais próximos: 70% sentados e 30% deitados. |
No caso de meus alunos isto não fica claro, pois a maioria das responsáveis leem mais a bíblia e isto não fica evidênciado no gosto de leitura deles, mas com relação aos seus amigos podemos dizer que existe alguma relação. |
5. Compare as informações sobre local e posturas físicas dadas pelos educandos, com os locais e posturas físicas privilegiados para a leitura nas atividades escolares. Escreva as suas conclusões.
A maioria dos alunos faz suas leituras em casa e sentados. No ambiente escolar esta realidade não é muito diferente. O que podemos destacar como importante é que para melhor compreensão do que se está lendo o ambiente seja de acordo. Levar o hábito de leitura para meus alunos é uma missão que carrego a alguns anos.
Seus educandos no dial! Quais rádios estão ouvindo?
1 - Pesquise junto a seus estudantes, quais as estações de rádio que eles mais ouvem. Relate abaixo, na forma de percentagem, as mais ouvidas.
FM O DIA 100,05 – 50% RÁDIO MIX 102,01- 60% BEAT 98 98,01 – 60% 93 FM – 50% MELODIA 97,05 – 40% COSTA VERDE – 1% |
2 - Pesquise também sobre seus programas prediletos e descreva o “ranking” verificado na turma.
BEAT 98 – Big Mix Melodia – Trabalhando com música 93 FM - Ritmo 93, Os Arrebatados Rádio Mix – Super Mix, A hora do Musão FM O Dia - Furacão 2000 com Priscila Nocetti, Rômulo Costa e Alan Oliveira, Batidão com Alexandre Woolley e DJ Tubarão |
3 - Considere o conteúdo da programação das três estações de rádio mais ouvidas OU dos três programas mais populares entre seus educandos e, escreva a sua resposta abaixo:
Observei dois estilos musicais bem marcantes entre meus alunos, o FUNK e o GOSPEL. Notei que apesar destes estilos estarem em pontas opostas coabitam no universo dos estudantes. Poucos são radicais contra um ou outro estilo. Na maioria das vezes o que determina o que vão ouvir é o momento e o local que estão. |
4 - Qual a forma de linguagem radiofônica mais atraente para o seu grupo? Por que seus educandos a acham interessante?
A parte da programação das rádios que mais atrai os alunos é a musical, mas entre um programa e outro as rádios sempre divulgam coisas e transmitem informações diárias e é essa adequabilidade da linguagem radiofônica para a veiculação de informações e difusão de conhecimentos que facilita o acesso a notícias importantes e estimula o aprendizado através de conteúdos importantes, porém em forma de flash. Observo que o jovem necessita da informação, mas desde que esta venha de forma objetiva e suscinta. |
Tarefa - opcional
Elabore uma atividade que permita a você discutir com seus educandos a qualidade das rádios que eles ouvem. Descreva-a na forma solicitada:
Tipo de atividade - ENTREVISTA |
Objetivo que você quer alcançar: Através de uma pesquisa de campo o grupo de alunos deverá determinar qual é a tendência de estilo musical da comunidade de Japeri. |
Etapas da atividade: (6 linhas) - Elaborar em sala de aula, com auxílio da professora, as perguntas da entrevista; - Cada grupo deverá entrevistar 5 moradores da comunidade de Japeri; - Em sala de aula reunir todas as entrevistas e tabular os dados da pesquisa; - Após a tabulação dos dados, distribuir o gráfico para os grupos e estimular o debate a partir das seguintes questões: O que os dados nos indicam? Na opinião do grupo, por que a comunidade de Japeri prefere este estilo musical? Qual a influência deste estilo na formação do jovem local? Observando o estilo musical, qual o assunto mais tratado nas letras das musicas relacionadas pelas rádios? - A conclusão do debate pode ser exposta em cartazes a fim de divulgar a pesquisa para toda comunidade escolar. |
Tempo de atividade: 2 aulas |
Número de educandos e forma de participação: Esta atividade será realizada com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, em média 110 alunos e será através da realização da pesquisa elaborada e feita por eles que chegaremos à conclusão do trabalho. O professor neste caso será apenas um mediador. |
1 - Zapeando seus educandos! Em que canais eles andam ligados?
Desenvolva uma atividade com seus educandos pela qual você possa levantar as seguintes informações:
Canais de TV a que mais assistem:
Globo - 90% Record - 30% SBT - 10% Band - 10% |
Seus programas favoritos:
Ti Ti Ti - 100% CQC - 100% |
Os programas de TV de que menos gostam:
Ratinho - 60% Silvio Santos - 100% |
Converse com eles e tente descobrir por que gostam e por que não gostam dos programas citados. Descreva e comente aqui os resultados. (10 linhas)
Os alunos gostam de assistir programas divertidos. Citaram uma novela por seu humor e sua diversidade. O outro programa listado pelos alunos é interessante pelas situações políticas e econômicas atuais retratadas. É um programa cômico, alegre sem deixar a crítica de lado. Demonstraram desisteresse por programas de auditório sem conteúdo crítico. Onde existe o sensacionalismo e banalização dos problemas sociais, tais como: violência, drogas, etc. E há um exagero em atrações de entreterimento. |
Você acha que seus educandos têm uma visão crítica sobre o que assistem? Explique: (10 linhas)
Pelo comentário feito por eles e descrito na questão anterior podemos observar que eles sabem bem o que assistem e a mensagem que as emissoras passam em sua programação. Apesar de pouca opção de lazer e até por isso a televisão, o rádio e a internet são os meios mais utilizados por eles e através destes que os estudantes buscam suas fontes de informações. |
Tarefa 2 – Analisando o perfil da turma
Analise o perfil dos seus educandos recorrendo aos registros anteriores. Identifique potencialidades e deficiências da turma em relação ao(s) meio(s) escolhido(s). Essa avaliação irá fundamentar, posteriormente, sua justificativa.
Análise do perfil
- Potencialidades
.São alunos antenados ao mundo tecnológico.
.Tem uma posição crítica da sociedade e seus problemas.
- Deficiências
.Desinteresse pelas aulas tradicionais (que se fazem necessárias em alguns momentos).
.Por condições financeiras muitos só tem acesso a internet nolaboratório da escola.
- Potencialidades
.São alunos antenados ao mundo tecnológico.
.Tem uma posição crítica da sociedade e seus problemas.
- Deficiências
.Desinteresse pelas aulas tradicionais (que se fazem necessárias em alguns momentos).
.Por condições financeiras muitos só tem acesso a internet nolaboratório da escola.
1 - Eles estão conectados? Eles estão mais por dentro da era digital do que você pensa?
Pesquise e descubra:
Quantos educandos seus têm computador em casa? | 60% |
Quantos usam o computador fora de casa? | 75% |
Quantos jogam videogame e com qual frequência semanal? | 80% - todos os dias da semana |
Quantos utilizam e-mail para se comunicar? | 20% |
Quantos utilizam programas como Messenger ou MSN? | 60% |
Quantos têm Orkut ou Facebook? | 100% |
Quantos utilizam o computador para estudar? | 60% |
Quantos utilizam o computador para ouvir música ou assistir filmes? | 60% |
Quantos utilizam câmeras fotográficas digitais (eles ou suas famílias)? | 20% |
Quantos têm telefone celular? | 100% |
Quantos usam o celular para coisas diferentes de falar? | 100% |
A partir dos dados que você levantou, analise os resultados, estabelecendo relações positivas e negativas entre os hábitos digitais de seus educandos e os comportamentos que eles apresentam nas atividades escolares.
Como já mencionei em tarefas anteriores não tem como negar a tecnologia na vida dos jovens de hoje. A questão é: Como integrar este mundo instantâneo ao cotidiano escolar transformando as aulas em grandes laboratórios de troca. Eles tem acesso a informação, mas precisam de uma direção para tirar dela o melhor proveito. |
2 - Escolhendo o(s) meio(s)
Reveja as informações que você levantou e defina um grupo de meios de comunicação que deve ser privilegiado em seu projeto (TV, rádio, mídia impressa, meios digitais etc.). Se você achar válido, faça uma composição, articulando mais de um grupo de meios. Justifique sua escolha considerando o perfil de competências comunicativas analisado por você acima.
Meio(s) escolhido(s):
Justificativa (meio x perfil):
Os meios mais acessíveis aos alunos são a TV e o rádio (pois tem acesso a eles até no celular) desta forma justifica-se uma pesquisa de opinião sobre a programação diária destas mídias trabalhando com um professor de Língua Portuguesa, um de História e um de Geografia.
Nossa escola dispõem de vários meios de comunicação e tecnológicos desta forma criar um projeto onde exista a integração entre eles é interessante. Já que é um projeto interdisciplinar cada professor pode ficar responsável por um momento da pesquisa. Para estimular o educando no desenvolvimento do trabalho o uso da internet é o ponto de partida, depois a criação de slides utilizando as ferramentas disponíveis no computador para registrar a pesquisa feita e utilizar a câmera dos celulares para gravação de entrevistas que seriam editadas por eles mesmos. Ao final do trabalho a apresentação do auditório através do datashow.
Justificativa (meio x perfil):
Os meios mais acessíveis aos alunos são a TV e o rádio (pois tem acesso a eles até no celular) desta forma justifica-se uma pesquisa de opinião sobre a programação diária destas mídias trabalhando com um professor de Língua Portuguesa, um de História e um de Geografia.
Nossa escola dispõem de vários meios de comunicação e tecnológicos desta forma criar um projeto onde exista a integração entre eles é interessante. Já que é um projeto interdisciplinar cada professor pode ficar responsável por um momento da pesquisa. Para estimular o educando no desenvolvimento do trabalho o uso da internet é o ponto de partida, depois a criação de slides utilizando as ferramentas disponíveis no computador para registrar a pesquisa feita e utilizar a câmera dos celulares para gravação de entrevistas que seriam editadas por eles mesmos. Ao final do trabalho a apresentação do auditório através do datashow.
Identificação do autor |
Cursista:LILIAN APARECIDA ALMEIDA GARRIT DOS SANTOS |
Turma:20 |
Tutor:MELINA |
Escola:CIEP BRIZOLÃO 207 GILSON AMADO |
METRO:I |
Título do projeto: |
A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOVEM NO SÉCULO XXI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário