Duas aulas serão necessárias para o trabalho com o filme. Na primeira aula (09/02/10 e 11/09/10) foi feita a exibição do filme no auditório da escola. Abaixo segue um resumo do enredo:
“ESCRITORES DA LIBERDADE”
O filme trata do desafio da educação em um contexto social problemático e com muita violência. Conta a história de uma jovem professora (Erin) que inicia sua carreira em uma escola de ensino médio, lecionando Língua Inglesa e Literatura para um grupo de adolescentes com uma vasta lista de experiências de vida, sendo quase todos envolvidos com guangues.
Quando se da conta dos problemas enfrentados pelos alunos ela reinventa suas aulas, utiliza-se de materiais didáticos criativos e aulas dinâmicas e contextualizadas. Uma das técnicas adotadas por Erin é a escrita de um diário por cada um dos alunos da classe. É através deste que os alunos vão contando seus dilemas e conflitos.
Com a troca de experiências, o grupo vai se unindo e tornando-se uma família mudando a rotina de violência em que estavam habituados a viver e melhorando suas médias na escola. Após a leitura do livro “O Diário de Anne Frank”, eles ajudados pela professora Erin criaram um projeto inovador e retiraram de seus diários, suas histórias de vida e escreveram um livro que foi publicado em 1999. “O diário dos escritores da liberdade”.
“ESCRITORES DA LIBERDADE”
O filme trata do desafio da educação em um contexto social problemático e com muita violência. Conta a história de uma jovem professora (Erin) que inicia sua carreira em uma escola de ensino médio, lecionando Língua Inglesa e Literatura para um grupo de adolescentes com uma vasta lista de experiências de vida, sendo quase todos envolvidos com guangues.
Quando se da conta dos problemas enfrentados pelos alunos ela reinventa suas aulas, utiliza-se de materiais didáticos criativos e aulas dinâmicas e contextualizadas. Uma das técnicas adotadas por Erin é a escrita de um diário por cada um dos alunos da classe. É através deste que os alunos vão contando seus dilemas e conflitos.
Com a troca de experiências, o grupo vai se unindo e tornando-se uma família mudando a rotina de violência em que estavam habituados a viver e melhorando suas médias na escola. Após a leitura do livro “O Diário de Anne Frank”, eles ajudados pela professora Erin criaram um projeto inovador e retiraram de seus diários, suas histórias de vida e escreveram um livro que foi publicado em 1999. “O diário dos escritores da liberdade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário