quinta-feira, 4 de março de 2010

ROMANTISMO 1ª GERAÇÃO - POESIA - SUBSTANTIVO

      Objetivo: Identificar características da primeira geração romântica e destacar da poesia "Canção do exílio - Gonçalves Dias" os substantivos existentes.

      Em um primeiro momento a professora resume o contexto histórico do Romantismo e suas características. Esclarecendo o momento histórico vivido por este grupo de poetas. (1ª geração)
      Cada dupla recebe o texto abaixo:
poesiasselecionadas.spaceblog.com.br

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847) (
http://www.horizonte.unam.mx/brasil/gdias.html)


      Após a leitura e explicação da poesia os alunos em dupla destacarão os substantivos do texto fazendo uma enumeração.
     Para fixar o conceito de nacionalismo, cada aluno receberá um hexágono. De revistas irão recortar figuras, palavras, etc. que representem o Brasil e irão colar em seu hexágono. Feito isto a professora irá colar em uma cartolina os hexágonos montando um mosáico. 
 
      Para finalizar a atividade a professora irá  terminar o cartaz dando o título "NACIONALISMO" e falar para a turma que o olhar de cada um se unirá e formará um todo plural que é a representação de nossa pátria.

 



Um comentário:

  1. Adorei o blog prof. tbm fiz um em homenagem a um amigo www.cupimhero.blogspot.com...

    ResponderExcluir

LINKS QUE PODEM AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Busquei reunir aqui alguns links com sugestões de temas para redação do ENEM 2018 e algumas dicas de como deve ser a estrutura deste texto. ...