Objetivo: Identificar características da primeira geração romântica e destacar da poesia "Canção do exílio - Gonçalves Dias" os substantivos existentes.
Em um primeiro momento a professora resume o contexto histórico do Romantismo e suas características. Esclarecendo o momento histórico vivido por este grupo de poetas. (1ª geração)
Cada dupla recebe o texto abaixo:Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
De Primeiros cantos (1847) (http://www.horizonte.unam.mx/brasil/gdias.html)
Após a leitura e explicação da poesia os alunos em dupla destacarão os substantivos do texto fazendo uma enumeração.
Para fixar o conceito de nacionalismo, cada aluno receberá um hexágono. De revistas irão recortar figuras, palavras, etc. que representem o Brasil e irão colar em seu hexágono. Feito isto a professora irá colar em uma cartolina os hexágonos montando um mosáico.
Para finalizar a atividade a professora irá terminar o cartaz dando o título "NACIONALISMO" e falar para a turma que o olhar de cada um se unirá e formará um todo plural que é a representação de nossa pátria.
Adorei o blog prof. tbm fiz um em homenagem a um amigo www.cupimhero.blogspot.com...
ResponderExcluir