sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRABALHO PARA O 1º BIMESTRE - TURMA 1

Um dos instrumentos de  avaliação deste primeiro bimestre será o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa interdisciplinar (Português, História e Geografia).
Através da História retirada da Revista da Mônica nº 246 - Mauricio de Sousa Editora e Editora Globo faremos a motivação para a implantação do projeto "A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOVEM NO SÉCULO XXI".

Para maiores informações sobre o projeto acesse o link: http://lilianportelit.blogspot.com/2010/12/por-dentro-dos-meios.html












1) Após a leitura dos quadrinhos responda as questões abaixo:
a) Com a chegada da globalização no século XX a maneira de comunicação entre as pessoas vem se transformando. Comente sobre este assunto.
b) Na historinha da Tina o diálogo em sua casa é difícil, pois os interesses são diferentes. Como ocorre a comunicação em sua família, e com seus amigos?
c) Após algumas tentativas frustradas Tina surge com uma idéia? O que uniu a família? Como você acha que professores e alunos devem estabelecer a comunicação a fim de melhorar o interesse dos alunos pelo aprendizado?

2) Ler o fragmento do texto - Interferências dos meios de comunicação
no nosso conhecimento de José Manuel Moran, destinado a seu grupo e comentar a opinião de vocês sobre o tema lido. Disponível no link: http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm. Depois do tempo estipulado pela professora cada grupo deverá expor o seu comentário para a turma.


SINOPSE
Em Nordestina, cidadezinha perdida no sertão, a jovem Karina sonha ser atriz e partir para o mundo. Antes que seu amor lhe escape, Antônio, filho de Dona Nazaré, adianta-se numa cruzada kamikaze para trazer o mundo até Karina. Para isso, Antônio sai da cidade e anuncia, num programa de televisão, que irá cumprir uma sensacional aventura: fazer uma viagem ao futuro, partindo da praça de Nordestina. Se fracassar, garante ele, uma máquina da morte irá destrui-lo, ao vivo e via satélite, na frente de todos. Uma história em que os sonhos contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador. Baseada na peça homônima de João Falcão sucesso de crítica e público.

TÍTULO ORIGINAL
A Máquina

LANÇAMENTO
2006-03-24

DIREÇÃO
João Falcão

CO-PRODUÇÃO
Globo Filmes, Diler & Associados, Miravista

DISTRIBUIÇÃO
Buena Vista International

ELENCO
Paulo Autran
. . .  Antonio (velho)
Gustavo Falcão
. . .  Antonio
Mariana Ximenes
. . .  Karina
Wagner Moura
. . .  Homem da televisão
Wladimir Brichta
. . .  José Onório
Lázaro Ramos
. . .  Doido cético
Fabiana Karla
. . .  Dona Nazaré
Val Perré
. . .  Valdene (adulto)
Prazeres Barbosa
. . .  Prazeres
Osvaldo Mil
. . .  Seu Neco
Cristiane Ferreira
. . .  Maria da Graça
Fernanda Beling
. . .  Jéssica
Aramis Trindade
. . .  Doido da mochila
Edmilson Barros
. . .  Doido discípulo
Karina Falcão
. . .  Jennifer Jackson da ZWZ3
Fabrício Boliveira
. . .  Valdene (jovem)
Mariz
. . .  Stéfano
Felipe Koury
. . .  Homem do ventilador
Zéu Britto
. . .  Doido cantador

FICHA TÉCNICA
Figurino: Kika Lopes
Cenografia: Marcus Figueiroa
Produtor: Diler Trindade
Trilha Original: DJ Dolores, Robertinho de Recife, Chico Buarque de Hollanda
Som Direto: José Moreau Louzeiro
Edição de Som: Maria Muricy, Simone Petrillo, Cláudio Valdetaro
Mixagem: Rodrigo Noronha
Montagem: Natara Ney
Produção Executiva: Telmo Maia, Guel Arraes, Tatiana Maciel, Maria Clara Fernandes
Efeitos Especiais: Sérgio Schmid
Produção de Elenco: Cibele Santa Cruz
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Direção de Produção: Tereza Gonzalez
Roteiro: João Falcão, Adriana Falcão
Produtor Delegado: Geraldo Silva de Carvalho
Diretor de Fotografia: Walter Carvalho, A.B.C.


3) Apresentação do filme A Máquina.Após assistir ao filme, promover as seguintes perguntas, seja em forma de debate ou de questionário:
a) QUE OUTRO NOME VOCÊ DARIA AO FILME?
b) SOBRE O QUE TRATA O FILME?
c) COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O FILME? SUSPENSE, TERROR, ROMANCE, DRAMA, COMÉDIA? POR QUÊ?
d) O FILME APRESENTA UMA CRÍTICA SOCIAL. QUAL?
e) QUE FINAL VOCÊ DARIA AO FILME?
f) QUAL É A HISTÓRIA DO FILME?

4) Elaborar em sala de aula com o auxilio das professoras:
a)  questões referentes a pesquisa de opinião com relação aos meios de comunicação (rádio, TV, jornal e internet);
b)  Fazer a pesquisa de campo através de entrevistas em locais públicos e no ambiente escolar com o auxílio do celular para gravação;
c)  Tabular os dados da pesquisa com auxílio do computador no laboratório de informática;
d)  Confeccionar os gráficos com os resultados também através da utilização dos computadores disponíveis na escola;
e)  Dividir os alunos em grupos e levá-los a pesquisar nos órgãos públicos municipais, rádio local e arquivos de jornais do município, o desenvolvimento econômico e social e a história do município desde antes de sua emancipação.
f)  Com todos os dados em mãos estimular o debate para traçarmos um perfil de interesse dos nossos alunos.

5) (http://www.telabr.com.br) Baseados no filme “A Máquina” e divididos em  grupos, lancem-se a esse desafio vocês também. Se tivessem uma câmera à disposição, o que filmariam? Comecem descrevendo a idéia central e, em seguida, produzam, no formato de narrativa convencional, o enredo. Depois, substituam os trechos do narrador por indicações de imagens a serem registradas pela câmera. (obs. Os temas escolhidos devem fazer referência a histórias vividas por vocês).

    Os endereços relacionados abaixo poderão auxiliá-los na composição dos projetos. 




Roteiro


06) Cada grupo ficará responsável por elaborar um instrumento de veiculação dos resultados da pesquisa, sendo assim, os meios utilizados para isto serão: slide para apresentação de palestra no auditório para a comunidade escolar; texto para divulgação na rádio da escola; fanzine para distribuição na comunidade do em torno do colégio e documentário para registro das informações e para ser utilizado na reunião pedagógica a fim de auxiliar a elaboração do projeto pedagógico.


AVALIAÇÃO

            Ao final do trimestre (fevereiro, março e abril) os alunos apresentarão os resultados de toda produção através de um fanzine criado por eles. Cada grupo produzirá um trabalho específico retratando a realidade local e criará uma campanha de conscientização a fim de trabalhar na comunidade escolar.


Um comentário:

LINKS QUE PODEM AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Busquei reunir aqui alguns links com sugestões de temas para redação do ENEM 2018 e algumas dicas de como deve ser a estrutura deste texto. ...