sábado, 25 de junho de 2011

Biblioteca da Língua Portuguesa

Luís Alberto Prado
Para quem gosta de literatura nacional e portuguesa, uma opção é visitar constantemente a Biblio. Nesse espaço, você pode acessar obras em domínio público dos maiores autores de nossa língua, para leitura imediata. Quem tiver alguma dúvida sobre o significado de qualquer palavra, o serviço oferece um dicionário, no canto esquerdo da tela do computador.
A Biblio só disponibiliza obras cujos autores tenham falecido há mais de 70 anos, conforme determina a Lei de Domínio Público. Ela se caracteriza ainda por ser uma biblioteca de autores de Língua Portuguesa, à qual escritores estrangeiros (mesmo os traduzidos) não são adicionados.
Autores famosos
As obras estão classificadas por autor. Para ter acesso aos textos, clique no título desejado da coluna ao lado, na telinha de sua estação de trabalho. Também podemos encontrar nessa biblioteca on-line cerca de 250 biografias de diversos autores e personalidades, muito úteis em trabalhos e pesquisas.
Já o índice por autor está em ordem alfabética. Entre eles, destacam-se Aluísio e Artur Azevedo, padre Antonio Vieira, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Bernardo Guimarães, Camilo Castelo Branco, Castro Alves, Cruz e Souza, Eça de Queirós, Florbela Espanca, Gonçalves Dias, Humberto de Campos, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis, Martins Pena, Olavo Bilac, Paulo Barreto (João do Rio), Pero Vaz de Caminha, Raymundo Magalhães, Raul Pompeia, Tomaz Antonio Gonzaga, Vicente de Carvalho e Visconde de Taunay. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINKS QUE PODEM AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Busquei reunir aqui alguns links com sugestões de temas para redação do ENEM 2018 e algumas dicas de como deve ser a estrutura deste texto. ...