sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Refletindo sobre Ensino Médio



Uma notícia que preocupa: "Saeb 2017 revela que apenas 1,6% dos estudantes brasileiros do Ensino Médio demonstraram níveis de aprendizagem considerados adequados em Língua Portuguesa" (Fonte:INEP).


"Sete estados e o DF têm queda no Ideb do ensino médio; no Brasil, só anos iniciais do fundamental cumprem meta"

Fonte: (https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/09/03/sete-estados-e-o-df-tem-queda-no-ideb-do-ensino-medio-no-brasil-so-anos-iniciais-do-fundamental-cumprem-meta.ghtml)

"SAEB 2017: O QUE DIZ A ÚLTIMA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO PAÍS" (Fonte: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/saeb-2017-o-que-diz-a-ultima-avaliacao-sobre-a-educacao-do-pais )


"A educação não vai bem, mas é possível mudar este cenário"



Se pensarmos que a matriz de conteúdos utilizada para elaboração das questões do SAEB contém o mínimo que o aluno deve saber desta área do conhecimento ao final do terceiro ano do Ensino Médio e que a escala contém quatro níveis de proficiências possíveis: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Nos deparamos com uma triste realidade, quase a totalidade de nossos alunos concluem o Ensino Médio sabendo o mínimo do que já havido sido considerado mínimo.

Muitas ações vem sendo realizadas pelos Estados em busca de levar uma prática pedagógica diferenciada para as escolas a fim de minimizar estes resultados e elevar o aprendizado real dos alunos. O próprio Ministério da Educação vem a algum tempo implementando ações com esta finalidade e para dar suporte aos Estados neste missão. Como exemplo posso citar o Ensino Médio Inovador e mais recentemente a nova política descrita na Portaria nº 1.145 de 10 de outubro de 2016, que instituo Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criada pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016.

O professor deve se entender como mediador do conhecimento e mostrar ao aluno que ele deve ser protagonista de sua própria história.

Precisamos nos apropriar das novas metodologias que vem sendo apresentadas, e mudar o paradigma criado de que apenas o método tradicional alcança bons resultados.

Segue alguns links para estudo sobre SAEB e Metodologias Integradoras:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINKS QUE PODEM AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Busquei reunir aqui alguns links com sugestões de temas para redação do ENEM 2018 e algumas dicas de como deve ser a estrutura deste texto. ...