quinta-feira, 6 de maio de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E ALMANAQUE DA REDE

      Objetivo: Trabalhar uma notíca de jornal e identificar a situação conflito e debater o assunto. Conhecer o site do almanaque na rede.

      Primeira oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa através da notícia abaixo. Os alunos debaterão o assunto e farão a exposição de suas opiniões sobre esta situação, pois de um lado temos o agredido e sua família e do outro os agressores, suas famílias e a escola. O que pode ser feito para resolver o caso de forma pacífica?
Menino de 9 anos é internado após agressão em escola

Agência Estado

      O menino Marco Antônio, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária dentro da sala de aula e na saída de uma Escola Estadual, anteontem, numa cidade próxima à região de Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão Preto. Marco terá alta hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias.
      Segundo a mãe, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago. Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3ª série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.
      Na manhã de ontem, Marco acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou à escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, a mãe quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá - Marco é o mais velho dos irmãos. A delegada Maria José Quaresma, da DDM, disse que cinco garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.
      O caso, registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), será investigado e passado à Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denúncia de agressão entre alguns alunos da escola. "Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas em relação aos estudantes, como, por exemplo, a transferência de unidade", disse a nota da Secretaria.

Agência Estado, 18/9/2009. (Para uso neste Caderno, os nomes, assim como outras informações que possam identificar os envolvidos, foram substituídos ou suprimidos).     

  RESULTADO DOS DEBATES REALIZADOS PELOS GRUPOS DAS TURMAS 2001, 2002 E 2003 REFERENTE A PRIMEIRA OFICINA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA



Os alunos que participaram da oficina chegaram à conclusão de que seria necessário um apoio psicológico para os dois lados deste conflito. Pois tanto o agredido quanto os agressores necessitam de uma atenção especial.

O debate em sala gerou algumas discussões. Uns acharam que os agressores precisariam de castigos mais severos. Outros disseram que não basta mudar de escola, pois estariam mudando o problema de lugar.

Falaram com relação à falta de respeito nas escolas. Pensaram até na possibilidade de uma campanha de conscientização.

Chegaram à conclusão de que um debate bem resolvido com uma boa argumentação gera boas propostas para solução dos problemas.

Os alunos concluíram que o motivo da agressão foi à gagueira.

Nas conversas entre os grupos ficou claro que as agressões inicialmente eram verbais e isto foi crescendo pelo fato do menino agredido não procurar ajuda para se defender das acusações e o grupo acabou partindo para a agressão física.

Citaram como outros casos de preconceito o racismo, a discriminação pela altura, pelo peso, pela classe social etc.

Entre outros conceitos falaram que o preconceito é a intolerância pelo diferente.

Levantaram questionamentos, tais como: “Vale a pena o preconceito?”, “Por que tanta violência?”, “Por que o padrasto colocou agulha no menino?”, “Por que a menina matou o pai?”, Achamos que todos estes absurdos acontecem por faltar amor no coração das pessoas, o afeto, o carinho pelos outros.

Finalizando o debate disseram que os pais deveriam fiscalizar mais o que os filhos vêem na televisão, dar mais atenção a eles para que estes sintam-se amados. O ideal é se houver bom senso dos pais e rever algumas atitudes para mostrar o respeito ao próximo.


No laboratório de informática os alunos visitaram o site do almanaque na rede e orientados a escrever no jogo dos diálogos.

2 comentários:

  1. O NECESARIO SERIA A ESCOLA TER TOMADOA TITUDES LOGO NO ÍNICIO DAS AGRESSÓES ENÃO DEIXAR SE AGRAVAR A SITUAÇAÕ !!!!

    ResponderExcluir
  2. affz to estudano essa materi po isso ta me dano dor de cabeça

    ResponderExcluir

LINKS QUE PODEM AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Busquei reunir aqui alguns links com sugestões de temas para redação do ENEM 2018 e algumas dicas de como deve ser a estrutura deste texto. ...