quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TRABALHO ENTRE O ROMANCE E HQ - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

História em Quadrinhos




Confira algumas características da HQ:

• Na HQ, o tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem.

• Algumas histórias apresentam quadrinhos com legenda. Trata-se de um pequeno texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história.

• Existem diferentes tipos de balões (o balão é um elemento característico dos quadrinhos) que partem geralmente da boca das personagens, nos quais aparece a fala ou o pensamento delas.

• A letra usada no balão, geralmente, é de forma, maiúscula e parece ter sido desenhada à mão.

• Por vezes, as palavras são escritas em negrito, com um traço mais forte do que o normal, pois indica a maneira como são pronunciadas, com tom de voz mais alto ou ênfase.

• Há palavras que procuram imitar, na escrita, certos sons e ruídos. Essas palavras são chamadas de onomatopéias. O sinal de pontuação que costuma acompanhar as onomatopéias é o ponto de exclamação.

• As personagens das histórias em quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia-a-dia.

• É comum a passagem de uma linguagem para outra – dos quadrinhos para filmes e desenhos animados e vice-versa.

Entretanto, uma das principais características da HQ é o fato de ela se deixar interpretar de modo mais rápido do que a narrativa verbal

www.educarede.org.br



Texto narrativo – Romance



Para fazer uma narração, além do narrador existem outros elementos que são fundamentais para tal produção. São eles: foco narrativo, enredo, personagens, espaço e tempo.

O foco narrativo é a posição tomada pelo narrador ao contar a história. Pode ser narrador-observador que relata fatos na medida em que esses aparecem, esse tem conhecimento sobre todo o desenrolar da história; narrador personagem que conhece a história por estar envolvido nela e narrador neutro que conta a história enquanto pode e ao mesmo tempo comenta sobre os fatos que ocorrem.

O enredo é o desenrolar dos fatos. Relata sobre os fatos acontecidos ou que irão ser executados pelos personagens. Pode ser organizado de várias maneiras, porém os mais utilizados são: situação inicial, quebra da situação inicial, estabelecimento de um conflito, clímax e epílogo.

Os personagens podem abranger características reais ou imaginárias. O personagem principal recebe o nome de protagonista, sendo que os demais podem ser antagonistas, oponentes ou coadjuvantes.

O espaço da narrativa é o local onde o enredo acontece. É de grande importância na narrativa, pois pode assumir o papel de personagem dependendo da história contada ou, ainda, identificar um personagem específico da história.

O tempo também é de grande importância, pois determina o período da história. O tempo pode ser cronológico ou psicológico. Cronológico quando mede o tempo e psicológico quando não é mensurável racionalmente.

http://www.alunosonline.com.br/redacao/elementos-narracao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINKS QUE PODEM AJUDAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Busquei reunir aqui alguns links com sugestões de temas para redação do ENEM 2018 e algumas dicas de como deve ser a estrutura deste texto. ...